CURSOS E AVALIAÇÕES
1) Preciso pagar algo para fazer algum curso?
Não, TODOS os cursos disponíveis no site CURSOS IBRASFOR são 100% gratuitos. Para fazer qualquer um de nossos cursos, basta você estar cadastrado no site e fazer a matrícula no curso desejado.
2) Os cursos têm alguma mensalidade?
Não. Conforme já informado acima, TODOS os cursos disponíveis em nosso site são totalmente gratuitos, incluindo a avaliação.
Cobramos apenas uma taxa administrativa para Emissão e Envio do Certificado para o seu E-mail. Não há nenhum tipo de custo adicional ou mensalidade.
3) Qual a duração ou prazo para concluir os cursos?
Não há um prazo mínimo ou máximo para concluir os cursos. Você faz de acordo com seu ritmo e disponibilidade. Os cursos estão disponíveis em nosso portal e você acessa quando e quanto desejar.
4) Quando posso me matricular?
Os cursos são permanentes. Você pode matricular-se em qualquer dia/hora. Basta acessar a página de cadastro, preencher com seus dados e matricular-se no(s) curso(s) desejado(s).
5) Os cursos têm horário fixo?
Não, você pode acessar seu curso no seu tempo disponível. Os cursos ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando seu acesso. Você é quem determina o ritmo de estudo.
6) Eu preciso fazer o curso exclusivamente em casa?
Não! Você pode estudar os nossos cursos em qualquer lugar, bastando apenas ter acesso a um computador ou celular com acesso a internet.
7) Qual a escolaridade ou idade mínima necessária para fazer um curso?
Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar dos cursos. Os cursos podem ser estudados por pessoas de qualquer idade.
8) Meu único horário disponível é de madrugada e/ou nos fins de semana. Posso estudar no portal nesses horários?
Sim. Você pode acessar no seu horário disponível. No INSTITUTO BRASIL DE FORMAÇÃO é você quem decide o horário e como vai estudar.
9) Posso fazer dois ou mais cursos ao mesmo tempo?
Sim, cada curso tem um andamento próprio, independente de outros cursos. Você pode fazer quantos cursos desejar ao mesmo tempo.
10) Há alguma demonstração de como funcionam os cursos?
Bom, todos os cursos são gratuitos. Então, se você tem interesse em algum curso, basta fazer seu cadastro e se matricular gratuitamente no curso desejado, sem qualquer custo para você!
11) Gostaria de informar erros nos cursos, como faço ?
Caso você notou algum erro no conteúdo de algum curso ou no site entre em contato conosco.
12) Gostaria de fazer novas sugestões de cursos, como faço?
Caso desejar fazer sugestão de novos cursos para nosso portal entre em contato conosco.
USO DO SISTEMA E CADASTRO
1) Como faço um cadastro no site para assinar os cursos?
Para fazer um cadastro em nosso portal é muito fácil. Basta clicar no link "Cadastre-se" no menu ao topo deste site e preencher todos os campos com seus dados pessoais.
2) Já tenho meu cadastro no site, como faço para assinar um curso ?
Faça o login em sua conta e clique no link "Cursos" no menu superior do site;
Localize e clique sobre o curso que você deseja assinar;
Após ter clicado sobre o curso, clique em "Matricular";
Pronto! Agora o curso está assinado e disponível em sua conta para estudo.
3) Já assinei o curso que eu quero, mas não sei como estudar. Como faço ?
Faça o login em sua conta e clique no link "Meus Cursos" localizado no menu do lado esquerdo do site;
Localize e clique sobre o nome do curso que você deseja estudar, para abrir a descrição do curso;
Após ter aberto a descrição do curso, clique no link "Abrir Leitura do Curso" no menu ao final da página;
Pronto, você poderá estudar o curso no tempo que desejar.
4) Estou tentando acessar minha conta, mas diz que a senha está errada. O que eu faço?
Verifique sua caixa de entrada e de lixo eletrônico, pois os dados de acesso são enviados para você assim que o cadastro é efetuado, neste e-mail você poderá conferir o login e senha que foram criados.
Se você não tem mais acesso a este e-mail, clique no link "Esqueci minha senha" logo abaixo da área de login, para solicitar uma nova senha.
5) Quais são as formas de contato do INSTITUTO BRASIL DE FORMAÇÃO?
Nós temos atendimento via Celular/WhatsApp (86 99544-4626) e e-mail (ibrasfor@gmail.com).
Os nossos alunos cadastrados contam ainda com Atendimento Online quando estiverem logados em nosso sistema. Para mais informações sobre nosso atendimento, por favor, acesse a página de Contato.
6) Como posso me certificar da idoneidade do INSTITUTO BRASIL DE FORMAÇÃO?
O INSTITUTO BRASIL DE FORMAÇÃO é uma entidade social pioneira no ramo de Educação a Distância no Brasil. Iniciamos nossas atividades em 2017, inicialmente com métodos para ensino musical. Desde então já tivemos + de 700 mil alunos em todo o mundo estudando com nossos cursos.
Se preferir, consulte os dados cadastrais do Instituto no site da Receita Federal. Qualquer dúvida, entre em contato com nossa central de atendimento telefônico, de Segunda a Sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 14h às 18h, no telefone (86) 99544-4626.
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
1) Preciso pagar algo para receber o Certificado em meu E-mail?
Sim, cobramos uma taxa administrativa no valor de **valor** para todos os cursos, referente a taxa de Emissão dos Certificados.
2) Por que o Certificado não é Gratuito, como os Cursos e Provas?
O certificado de aproveitamento dos cursos é opcional, e os alunos que desejam solicitá-lo, devem efetuar o pagamento da taxa.
Assim, ao contrário dos Cursos e Avaliações, que são de acesso e realização gratuita, para obter o certificado você deverá pagar uma pequena taxa administrativa.
3) Se me matricular em algum curso sou obrigado a solicitar o certificado?
Não. Nós não bloqueamos ou restringimos o acesso de alunos que não solicitam o certificado.
O certificado é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.
4) Desejo solicitar o Certificado dos cursos que estou estudando, como faço?
Para receber seu Certificado de conclusão é muito simples. Basta estar matriculado no curso desejado, estudar todo o conteúdo e solicitar a avaliação.
Após concluir a avaliação e obter a média mínima de 60% acesse a página de descrição do curso e clicar no botão "Emitir seu Certificado" localizado logo abaixo do botão "Abrir leitura do curso", no menu no final da página.
5) Como recebo o certificado de conclusão? Qual o prazo de envio?
Assim que confirmado o pagamento da taxa de emissão, imediatamente o sistema irá enviar o seu certificado para o seu e-mail de cadastro.
O certificado irá no formato em PDF no ponto para ser impresso por um papel cartão.
6) Se eu não quiser solicitar o certificado logo que acabo de estudar o curso, posso deixar para mais tarde?
Sim, não há um prazo máximo ou mínimo para solicitar o certificado. Os dados do aluno ficam armazenados no sistema, portanto o aluno pode solicitar, se quiser, o certificado quando achar mais conveniente.
7) É possível imprimir o certificado?
Sim. Após ter feito a confirmação de pagamento da taxa de seu Certificado, você terá acesso à ferramenta de impressão de certificado.
8) O que ocorre se eu não conseguir a pontuação mínima nas provas?
Ao solicitar a avaliação, o aluno terá um tempo mínimo de 10 minutos e máximo de 80 minutos para realizar a prova.
Se por algum motivo - erros de sistema/conexão, não atingiu o tempo mínimo ou ultrapassou o máximo estipulado, ou ainda não obteve o aproveitamento mínimo - o aluno não conseguir a pontuação necessária, terá uma nova tentativa de prova após 3 horas da realização da primeira tentativa.
O aluno só terá direito a solicitar certificado, se atingir a pontuação necessária para ser aprovado. E após a confirmação do pagamento da taxa, imediatamente o sistema irá enviar o certificado para seu e-mail de cadastro.
9) O certificado é reconhecido pelo MEC?
O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes.
Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:
Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior.
Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em (https://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=726).
A Constituição Federal em seu artigo 205, "caput", prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, O Instituto Brasil de Formação age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: "a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber".
São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.
O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.
10) O certificado é válido para contar como horas extra-curriculares na minha faculdade? / É aceito em Concursos Públicos?
Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extra-curriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa.
11) Porque o Certificado do Instituto Brasil de Formação é diferente?
Todos os certificados emitidos constam de um Código de Autenticidade, que garantem a procedência e a validade do documento.
Isso dá segurança não só aos nossos alunos, mas ainda mais às empresas/órgãos/instituições empregadoras que podem verificar em nosso site se o certificado é original ou não, a partir da conferência do código.
12) Estou tentando confirmar a autenticidade do meu Certificado, mas não estou conseguindo. Como fazer?
Ao receber seu Certificado, você verá um texto no rodapé do Certificado indicando como confirmar sua autenticidade.
Veja abaixo como fazer a confirmação:
Acesse o link https://www.ibrasfor.com.br/autenticar
Digite o código exatamente como está sendo informado em seu Certificado, com os números e o hífen.
Clique em Confirmar para obter as informações de autenticidade.
PAGAMENTOS E ENVIO DOS CERTIFICADOS
1) Quais são as formas de pagamento?
O pagamento pode ser feito Boleto Bancário e Cartão de Crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express, Hipercard, Aura, entre outros).
2) Fui aprovado no curso e gostaria de ter o Certificado. Como faço para pagar a taxa?
Faça o login em sua conta;
Ao abrir a tela "Meus Cursos", clique sobre o curso aprovado que você deseja emitir o Certificado;
Depois clique no link "Emitir seu Certificado" no menu abaixo da página;
Pronto, preencher todos os dados para entrega do Certificado e escolher a forma de pagamento que mais desejar.
Para mais informações sobre como Solicitar o Certificado clique aqui.
3) É possível parcelar o pagamento?
O parcelamento está disponível apenas para pagamento via Cartão de Crédito. É possível parcelar em 6 vezes ou mais (dependendo do cartão utilizado) com uma pequena taxa de juros da administradora do cartão (1,99% a.m.)
Para parcelar o pagamento, basta escolher a opção Cartão de Crédito na página da escolha da forma de pagamento.
4) Até quando preciso efetuar o pagamento do Certificado?
Você pode pagar quando desejar, porém o Certificado será enviado apenas após a confirmação de seu pagamento.
5) Após o pagamento, qual o prazo para receber o Certificado?
Para pagamentos via Cartão de Crédito, a liberação do Certificado costuma ser imediata após a transação ser finalizada, mas pode levar até 2 dias, dependendo da Operadora do cartão.
Para pagamentos via Boleto Bancário, o prazo de liberação é de 1 a 3 dias.
Entretanto, para solicitar o Certificado é necessário que sua Avaliação seja aprovada com pelo menos 60% de aproveitamento. Sendo assim, seu Certificado será enviado imediatamente para o seu e-mail de cadastro no ponto de impressão com papel cartão.
Se ainda tem dúvidas, por favor, envie um e-mail para ibrasfor@gmail.com