Elaboração de textos oficiais

Curso Básico Completo de Elaboração de textos oficiais

Este curso é GRÀTIS. Totalmente livre de mensalidades.

Elaboração de textos oficiais

Curso de 60 horas aula

As relações de trabalho demandam atenção especial com a forma escrita da língua e seu registro adequado, para que estabeleça o entendimento comum. E comunicação é isso: participação, transmissão, troca de ideias, conhecimentos e experiências.

Os textos constituem a expressão materializada da comunicação humana, pois com eles os homens se tornam contemporâneos do passado e do futuro a um só tempo. O próprio conceito de história vem da noção de escrita: quem deixa documentos escritos está num período de história; quem não escreve, está na pré-história. Logo, a responsabilidade de cada cidadão é muito grande, seja com sua história pessoal, da comunidade e, até, da própria humanidade.

Elaboração de textos oficiais é a maneira de redigir própria da Administração Pública. Sua finalidade básica é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato.

Com este curso de Elaboração de textos oficiais, você aprenderá:

  1. Os principais recursos para a elaboração de textos claros e objetivos;
  2. Como identificar e evitar palavras e expressões que empobrecem e dificultam o entendimento de um texto;
  3. Qual a conceituação e estrutura dos principais documentos oficiais;
  4. Como utilizar expressões de tratamento e vocativos;
  5. E muito mais...

Curso ideal para funcionários públicos e para os que desejam trabalhar em órgãos do governo ou qualquer instituição pública, para os que pretendem prestar concursos, estudantes de Direito e de Letras e demais interessados no assunto.

Conteúdo programático:   

  1. Introdução
  2. Orientações Básicas sobre o Ato de Escrever
  3. Apostila
  4. Ata
  5. Atestado
  6. Aviso
  7. Ato Declaratório
  8. Alvará
  9. Autorização
  10. Carta
  11. Certidão
  12. Circular
  13. Contrato
  14. Convênio    
  15. Correspondência interna
  16. Decreto    
  17. Deliberação
  18. Despacho
  19. Declaração
  20. Edital
  21. Exposição de motivos
  22. Informação
  23. Instrução normativa
  24. Lei
  25. Mensagem
  26. Memorando
  27. Ofício
  28. Ordem de serviço
  29. Parecer
  30. Pauta de reunião
  31. Portaria
  32. Procuração
  33. Relato de reunião
  34. Relatório
  35. Requerimento
  36. Resolução
  37. Termo aditivo
  38. Abreviaturas e Siglas
  39. Expressões de Tratamento e Vocativos
  40. Glossário

Conheça outros cursos que você pode gostar: